Vale a pena tornar seu escritório sustentável?

Vale a pena tornar seu escritório sustentável?

Quando se trabalha em escritório, é fato que a maior parte do tempo do colaborador é gasta dentro do ambiente de trabalho, e por esse motivo, tentar inovar com um local confortável e mais leve é algo que aumenta a produtividade. A sustentabilidade é um caminho para este objetivo, afinal, se preocupar com o meio ambiente é se preocupar consigo próprio.

Grande parte dos gestores associam esta pauta a um gasto exagerado para a empresa, quando na verdade, a medida traz vantagens que também promovem o crescimento financeiro da instituição. Mudanças pequenas geram grandes retornos.

Para que você entenda como investir corretamente nesta área, a Desky preparou uma série de dicas que o auxiliarão nas mudanças práticas no escritório.


Iluminação

Para que a iluminação natural seja melhor aproveitada, invista em janelas grandes e claras. As luminárias devem ser instaladas longe das áreas em que bate luz solar, e evitadas durante o dia. Isso, além de auxiliar no gasto de energia, acostuma os olhos dos funcionários com uma iluminação menos artificial e que não irrita tanto a córnea.

Por vezes, utilizamos apenas uma parte do escritório, e não são em todas as horas do dia que ele necessita de iluminação total. Por isso, é interessante distribuir a instalação de interruptores localizados, assim, nem todas as luzes precisam ser acesas ao mesmo tempo, apenas as mais importantes. Este sistema aumenta a funcionalidade dos conjuntos em um escritório, e há um alívio aos pontos de luz que ficariam ligados sem necessidade, mas que estão em posição caso anoiteça ou o dia fique muito nublado.

Além disso, já existem no mercado as lâmpadas fluorescentes tubulares, que são capazes de economizar até 30% de energia, e em grandes ou pequenos escritórios podem fazer grande diferença e tornar o ambiente mais agradável.


Reciclagem

Para deixar o escritório mais sustentável, invista na promoção da reciclagem entre os funcionários e forneça baias de lixo separadas por tipo para que eles coloquem em prática tal ação. Depois, basta recolher o lixo separado e direcioná-lo aos postos de coleta.

Grande parte das ruas nas cidades já contam com serviços de coleta de materiais recicláveis em dias alternados aos do lixo comum, consulte sua prefeitura.

Dicas gerais

  • Para os funcionários e clientes, invista em canecas individuais. Os copos descartáveis, além de sujarem o ambiente, representam grande parte da produção de lixo mundial.
  • Quando uma impressão feita não for mais necessária, utiliza a outra parte para rascunho. Uma ideia legal é dispor uma caixa apenas para rascunhos no escritório, assim, todos usufruem do benefício.
  • Prefira reuniões por Skype às presenciais, isso evita a liberação de CO² no meio ambiente.

Com essas dicas ficou mais fácil promover um escritório sustentável. Entre em contato com a Desky e saiba qual o melhor projeto de móveis para seu escritório, dentro do conceito de sustentabilidade.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>