Quais são as tendências para escritórios nos próximos anos?

Pixar

Hoje em dia não é segredo para ninguém que a produtividade de uma empresa é diretamente impactada pela forma como o seu escritório e/ou local de trabalho está organizado.

Justamente por isso, uma infinidade de profissionais buscam compreender cada possível detalhe e nuance que tenha potencial de causar algum tipo de impacto positivo no ambiente de trabalho.

Sem dúvida, a busca por um espaço de trabalho que seja cada vez melhor é uma constante, envolvendo uma quantidade enorme de mudanças, tanto pequenas como grandes para melhorar o dia a dia da sua empresa.

Uma empresa como a Pixar, por exemplo, permite que cada funcionário crie a sua própria sala e/ou mesa de trabalho, do jeito que desejar. É claro que este é um exemplo pontual, de uma empresa de animação, que vive do talento de seus criativos.

PixarSala dos personalizadas dos roteiristas da Pixar.

No entanto, muitas das tendências listadas abaixo podem fazer parte da sua empresa, caso você queira já estar atualizado com os conceitos mais modernos de ambientes de trabalho.
Veja a seguir 6 das principais tendências para os escritórios nos próximos anos:

1. Salas sociais e comunitárias

Uma das tendências mais fortes entre as empresas hoje em dia, em especial as que tem “DNA jovem”, como as agências de publicidade e as startups, por exemplo, é a criação de espaços comunitários de trabalho, com grandes mesas que devem ser divididas pelos funcionários. São as funcionais estações de trabalho.

O objetivo desse tipo de organização é fomentar a troca de conhecimento e/ou informação entre os funcionários da empresa, incentivando-os a interagir e trocar conhecimentos, criando um clima de cooperação e entrosamento entre os diversos setores da empresa.

2. Vidro, vidro, muito vidro

Com o intuito de fortalecer ainda mais a criação de um espaço comunitário e colaborativo, no qual os funcionários estão perto um dos outros e são incentivados a conversar entre si, as empresas têm apostado bastante na utilização de divisórias de vidro.

O vidro permite que os funcionários não se isolem uns dos outros, afinal, mesmo que existam paredes e portas entre as pessoas, elas ainda estão no campo de visão umas das outras. Além disso, o vidro confere beleza, leveza, passagem de iluminação, amenização do ruído e amplitude ao local, elementos fundamentais para que as pessoas sintam-se bem no local de trabalho.

3. Cores neutras de fundo

Outra forte tendência entre as empresas no tema “decoração” é o uso de cores neutras como pano de fundo dos ambientes, como por exemplo preto, branco e cinza. Isso inclui cores no teto, nas paredes e até mesmo nos móveis do local. As cores mais vivas ficam para os objetos e/ou móveis pontuais, de acordo com a criação do projeto.

4. Móveis Planejados

Móveis embutidos e planejados já estão sendo muito utilizados em projetos corporativos modernos, práticos e funcionais.

São ótimos para aproveitamento de espaço e também para dar aquela “cara de projeto exclusivo”, pois permitem muita personalização.

5. Humanização

O escritório pode, ao longo do tempo, se tornar um ambiente pesado e opressor, deixando as pessoas desmotivadas para lidar com os desafios do dia a dia.

A tendência mundial de humanização, de dar mais vida ao espaços de trabalho está ganhando corpo justamente por isso. Porque as pessoas precisam de bem-estar físico e psicológico. Precisam se sentir bem, fazendo parte da organização.

Os arquitetos e designers de interiores, antenados com esta tendência, têm inserido elementos que agreguem diversão, natureza, aconchego e mobilidade. Tudo para que o trabalho continue sendo realizado com profissionalismo, mas que também seja agradável para todos.

6. Menos é mais

Foram-se os dias em que todos aqueles que trabalhavam em um escritório deveriam usar terno e gravata. Atualmente a tendência é inserir um jeito mais informal de se trabalhar. Isso envolve desde espaços inusitados para pequenas reuniões, como aproveitamento de uma varanda, por exemplo, até a forma de se vestir das pessoas e de se comportar.

Pouca formalidade não quer dizer liberdade total e desorganização. Tudo deve ser pensado para manter o clima de profissionalismo, mas com leveza. Responsabilidade com compartilhamento. Objetividade com novas ideias.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Quando você pensar em reformar e/ou repaginar o seu escritório, lembre-se que o projeto corporativo do seu espaço deve ir muito além da estética, deve considerar a funcionalidade em tempos contemporâneos. O que é funcional hoje e no futuro próximo para as pessoas?

Conte com a ajuda da Desky, uma empresa moderna, que está a par das principais tendências de design do mundo e que oferece sempre os melhores móveis possíveis, não importa qual seja o perfil da sua empresa!

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>