Principais erros no trabalho em equipe

Principais erros no trabalho em equipe

Atualmente, uma das competências profissionais mais buscadas pelos empregadores é a habilidade de se dar bem em equipe. Isto porque diversos dos problemas no ambiente de trabalho remetem a colaboradores tidos como “rabugentos”. Ao mesmo tempo, tal habilidade deve ser ponderada, ou seja, aquele funcionário que é o “amigo da galera” pode passar dos limites, fazendo ou dizendo coisas que não o competem.

Pensando nessas dificuldades, a Desky preparou dicas para a harmonia no ambiente de trabalho, com elas você conseguirá desenvolver simpatia e empatia com colegas de trabalho, chefes e na vida em geral.


Evite fofocas

Falar dos outros nunca é legal. Além de passar uma imagem de desconfiança para quem ouve, pode acabar com a sintonia do grupo de trabalho e promover intrigas. Diga o que você tem a dizer diretamente a seu colega, desta forma, ambos resolvem o impasse juntos e o clima não fica pesado. Além disso, mantenha sempre a postura profissional, exclua completamente de seu vocabulário xingamentos e palavras de baixo calão, não ofenda o próximo. Comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista pelos supervisores e chefes.


Seja simpático

Pode ser que você não se sinta bem em certo dia, ou que não esteja confortável por algum motivo. Ainda assim, mantenha a simpatia, explique educadamente para seus colegas que você não está bem e, naquele momento, prefere ficar mais reservado, ou até mesmo que precisa de um pouco mais de concentração para desempenhar a tarefa designada. Mantenha a lealdade, a cordialidade e o respeito acima de tudo.


Não ignore conflitos

Tenha em mente que uma empresa é formada por pessoas, e pessoas possuem personalidades e expectativas diferentes. Por isso, é comum a existência de conflitos. O que não pode acontecer é deixar que esses conflitos sejam resolvidos pela lei do silêncio: ninguém mais toca no assunto. É necessário sim debater e entender a raiz do problema, evitando mágoas futuras que podem prejudicar o desempenho de todos.


Evite parecer rabugento

Pessoas mal-humoradas se multiplicam muito facilmente. Uma dose de bom humor sempre anima e relaxa o ambiente, mas um funcionário estressado pode facilmente causar desconforto no escritório todo. Cultive bons relacionamentos.


Forme laços

Por falar em bons relacionamentos, é interessante ver o ambiente de trabalho como profissional, mas isso não impede que ele possa ser caminho para boas amizades. Isso ajudará a impulsionar sua carreira, criando um networking imbatível.


Colabore

Escute seus colegas e leve suas opiniões em consideração. Lembre-se que todos possuem vivências diferentes, mesmo os com menor experiência. Ar de superioridade e nariz empinado intimidam e passam imagem de hostilidade.


Respeite

Trabalhar no mundo real significa lidar com pessoas reais, que possuem diferentes gostos, estilos e preferências. Saber respeitar esse tipo de diversidade é um grande passo para ampliação da atuação de um funcionário na empresa. Uma equipe deve sempre se unir, quebrando estas barreiras.


Critique construtivamente

Não aponte o dedo agressivamente para seu colega. Nem mesmo na melhor empresa do mundo é possível encontrar funcionários perfeitos. Antes de iniciar o julgamento, verifique sua própria conduta, verifique seu tom, postura e pondere palavras. Ao invés disso, prefira criticar construtivamente, auxiliando com soluções e oferecendo ajuda.


Mantenha a calma

Momentos de tensão são comuns no ambiente de trabalho. Mesmo assim, se prepare para manter a calma nos momentos de conflito. O nervosismo pode afetar o crescimento profissional, pois faz com que a pessoa perca o controle de si mesma. Equilíbrio emocional é fundamental.


Invista em comunicação

Comunicação inadequada pode fazer com que a mensagem chegue deturpada ao receptor. Por isso, a sugestão é que você sempre verifique o entendimento de seu colega de equipe acerca do que você tentou passar. Frases como: “Ficou claro?” ou “Eu te passei tudo, ou esqueci algo?” auxiliam nessa tarefa. O ambiente de trabalho é um grande causador de comunicação com falhas. Invista em estações de trabalho que, quando organizadas, promovem a boa comunicação no escritório, tanto em questão de acústica quanto em movimentação pelas salas.

Entre em contato com a Desky para fazer o projeto do seu escritório, desenvolvendo um layout que permitirá melhor interação, comunicação e convivências das pessoas.

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