O que é estação de trabalho?

O que é estação de trabalho?

Na informática, estações de trabalho (ou Workstations) são supercomputadores de alta performance. Com eles, o técnico pode executar programas pesados e desfrutar de um sistema que roda “liso” (com agilidade). Eles servem principalmente para editores de filme 3D, laboratórios de física, desenho industrial e arquitetura.

Essa é a definição voltada para o ramo da informática, mas na realidade o termo workstation também pode ser utilizado para descrever um local de trabalho otimizado.

Nesse sentido, estação de trabalho compõe um arranjo físico harmonioso no escritório, combinando mesas, biombos, gaveteiros e cadeiras de forma útil. Esse conceito surgiu da ideia de melhorar a produtividade do funcionário, deixando sempre a disposição qualquer ferramenta que ele pudesse usar durante seu dia de trabalho. É fato que um bom ambiente de trabalho auxilia na concentração do funcionário, que deixa de se preocupar com a funcionalidade do ambiente e passa a focar 100% no projeto a ser realizado. As estações de trabalho funcionam a partir de conceitos:

  • Conforto;
  • Bem-estar;
  • Funcionalidade;
  • Profissionalização do ambiente;
  • Dinamismo;
  • Aproveitamento de luz natural;
  • Otimização do espaço;
  • Layouts modernos e eficientes.

ProdutividadeProdutividade

Um funcionário que passa boa parte de seu dia resolvendo questões empresariais não pode ficar imerso em uma mesa bagunçada, com papéis fora de lugar e gaveteiros longe de sua linha de visão. Estações de trabalho compactam o ambiente e fazem com que esse colaborador realize seu trabalho de forma mais eficiente, tendo total controle de seus materiais.

A workstation é capaz de oferecer variedade de ferramentas profissionais, a mesa ampla e o gaveteiro acessível contribuem ativamente para isso, pastas e livros são facilmente acessados, o funcionário tem espaço para movimentar o braço na mesa. Além da tela do computador, teclado e mouse, também há um espaço disponível para escrita à mão e leitura, aumentando a concentração.

Um exemplo disso é a Estação de Trabalho Solution, que apresenta diversas opções de configurações para atender as necessidades do tipo de trabalho a ser realizado, sempre com o melhor aproveitamento de espaço possível.

Os postos de trabalho que se utilizam do conceito de workstation são desenvolvidos para a mobilidade do funcionário, que não precisa fixar o seu posto de trabalho numa única mesa.
São estações voláteis e servem para todos, se adequando completamente ao ambiente e ao negócio da empresa.

Workstation em casaWorkstation em casa

Para o home-office, as estações de trabalho são muito grandes, a não ser que exista espaço disponível e a necessidade de mais pessoas trabalharem no local.

Normalmente o home-office é composto de uma mesa executiva, com armários acoplados ou gaveteiros volantes e uma boa cadeira para escritório.

Procure um dos Consultores da Desky para orientá-lo sobre um projeto para home-office, pois mesmo sendo um ambiente em casa, deve ter uma “atmosfera” profissional.

Entre em contato com a Desky hoje mesmo e faça um orçamento de Estações de Trabalho que contribuirão ativamente para melhores condições de trabalho na sua empresa!

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>