A história das cadeiras para escritório

História das cadeiras para escritório2

Uma cadeira para escritório é um tipo exclusivo de cadeira projetado para uso em mesas de escritório, que geralmente é ajustável e possui rodas. Cadeiras de escritórios foram desenvolvidas por volta do século 19, pois os trabalhadores começaram a passar mais tempo sentados no trabalho. Foram desenvolvidos assim uma série de recursos que não estavam disponíveis em outros tipos de cadeiras.

Primeiras cadeiras para escritório

Inicialmente, as cadeiras para escritório tinham um tamanho único e não permitiam mobilidade, pois grande parte das atividades não era tão sedentária como atualmente, então foi estabelecida pelas empresas certa padronização de peso e tamanho que funcionasse relativamente bem para todos.

Mobilidade

Com a invenção da máquina de escrever, ditafones e telefones, os trabalhadores de escritório começaram a passar mais tempo em suas mesas. Isto levou à criação de mesas e sistemas de arquivo, e posteriormente, à necessidade de cadeiras móveis.

Os dois primeiros passos para alcançar isso foram a implementação de rodas, assim a cadeira poderia ser movida no ambiente, e a criação da coluna central de suporte, que permitia ao trabalhador girar sobre seu eixo livremente. Isso começou a manter mais e mais os funcionários em suas mesas de trabalho.

Início da ajustabilidade

Como o computador começou a entrar no ambiente comercial e experts em produtividade notaram que poderiam aumentar a produtividade dos funcionários, a necessidade de uma cadeira melhorada levou ao desenvolvimento das cadeiras de escritório com maior ajustabilidade. O primeiro ajuste a ser oferecido foi a altura do assento, isto permitia que as cadeiras confeccionadas servissem para uma gama muito maior de corpos. O ajuste de altura inicial foi substituído por uma coluna de rosca. É claro que isso criou o problema para aqueles que costumavam girar a cadeira regularmente, pois cada vez que giravam, a cadeira descia.

Aumento da ajustabilidade

Cadeira ajustes

A invenção do “elevador de gás” ou pistão a gás (gas lift) resolveu o problema, e agora as cadeiras podiam instantaneamente ser ajustadas na altura por meio de uma alavanca e também girar 360º sem mudar a altura. E um benefício adicional: quando o trabalhador sentava, o gás se comprimia para que a cadeira não descesse junto com o peso do corpo.

Ergonomia

Nesse ponto, a ideia para uma cadeira ergonômica começou a ser desenvolvida. Designers de cadeira e ergonomistas começaram a entender o valor de oferecer cadeiras com um número maior de ajustes que poderiam aumentar o conforto do trabalhador que passava mais horas sentado, atendendo vários biótipos de pessoas.

Como as coisas mudaram

Muita gente pode se lembrar de quando “escritório” significava uma sala, uma mesa, algumas prateleiras, gabinetes e luz. Isso mudou drasticamente com a invenção dos cubículos e com o impacto do computador, levado a mudanças massivas nas cadeiras oferecidas. A cadeira de escritório moderna hoje em dia deve dar suporte ao usuário que passa o dia inteiro trabalhando, isto deve incluir um tipo de design que permita que o as longas horas de trabalho não interfiram em sua saúde. Solicite a visita de um consultor em cadeiras da Desky e encontre a melhor solução em cadeira ergonômica para a sua empresa!

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>