Empresa Earth Friend / Green: qual sua importância?

Earth Friend

Atualmente estima-se que existam cerca de 7,6 bilhões de pessoas espalhadas ao redor do mundo e que até o ano de 2024 esse número chegue a casa dos 8 bilhões. Por conta disso, atender às necessidades dessas pessoas sem prejudicar o meio ambiente tem sido um desafio cada vez maior. Muitas empresas, no entanto, tem encarado essa tarefa de frente e feito o possível para agir de forma responsável e não prejudicial, fazendo com que elas sejam dignas de receber o título de “earth friend”.

O que é uma empresa “earth friend”?

Caso você nunca tenha ouvido a expressão “earth friend” ou “green company” (“empresa verde”, em tradução literal), saiba é utilizada para designar uma empresa que está fazendo o possível para adotar práticas sustentáveis de produção e operação, que agridam o meio ambiente o mínimo possível.

Trata-se de uma expressão consideravelmente antiga, que foi cunhada há décadas, porém que tem aparecido com maior frequência hoje em dia por conta do crescente interesse corporativo pela adoção de tais práticas.

Por que as empresas querem investir nisso?

Pode-se dizer que não existe apenas um, mas sim vários fatores que têm levado as empresas a aderir a tais práticas.

Por um lado, temos a questão da imagem da empresa: a adoção de práticas sustentáveis faz com que ela seja bem vista pela população, em especial aquela mais jovem e engajada, que tem uma consciência ambiental mais aguçada e por conta disso prefere apoiar marcas com princípios ecológicos.

Por outro, existe a motivação financeira: a adoção de tais práticas leva, eventualmente, à economia, seja pela implantação de metodologias melhores, que permitam o melhor aproveitamento de matéria prima, ou mesmo pela concessão de benefícios financeiros por parte do governo.

Empresas que estão mostrando o caminho

  • COCA-COLA: muitas pessoas tem aversão à Coca-Cola por considerar que seu produto faz mal à saúde. Na área da ecologia, no entanto, a empresa é irretocável. Além da empresa ter investido pesado na criação de garrafas que utilizavam consideravelmente menos plásticos há alguns anos, a sua fábrica no Paraná é um excelente exemplo de edifício sustentável, possuindo mais de 41% de sua área coberta por vegetação e o maior “telhado verde” da América Latina;
  • BAYER (ECB): o EcoCommercial Building, da Bayer, é um exemplo de sustentabilidade. Ele utiliza painéis solares para gerar energia elétrica, possui ventilação natural em 95% de seus espaços e reutiliza o máximo de material possível;
  • ESTÁDIO DO MINEIRÃO: a maior parte das pessoas conhece o Estádio do Mineirão, em Minas Gerais, porém poucas sabem das suas características sustentáveis, como por exemplo, a captura de água da chuva e a sua utilização em todas as pias e banheiros. Fora isso, o estádio conta com uma “pequena” indústria fotovoltáica que é capaz de abastecer cerca de 1.200 residências que ficam ao seu redor.

Entrando para o time das empresas sustentáveis

Muitas empresas relutam em tomar atitudes sustentáveis por acreditar que apenas as grandes empresas podem fazer a diferença. A verdade, no entanto, é que para preservar o meio ambiente, cada pequeno gesto conta. Se você deseja se tornar uma empresa ecologicamente responsável, portanto, comece dando pequenos passos, como por exemplo, adquirindo mobiliário de madeira de reflorestamento, como os fornecidos pela Desk – Escritórios Inteligente.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>