Dicas para uma entrevista de sucesso

job interview

Se você fizer uma pesquisa com pessoas que se encontram em idade ativa de trabalho e lhes indagar se elas tem receio de fazer uma entrevista de trabalho, é altamente provável que a maioria lhe responda que sim. Apesar disso, uma entrevista de trabalho não necessariamente precisa ser algo pavoroso. Veja algumas dicas que preparamos a seguir para que você aumente as suas chances de sucesso em uma entrevista. Vamos lá:

Mantenha a calma

Sim, é clichê falar isso, porém a melhor coisa que você pode fazer em uma entrevista de emprego é tentar manter a calma e a compostura. Isso é importante porque aquele que está contratando irá observar como você lida com a pressão. Uma boa dica para parecer calmo em sua entrevista é mascar um chiclete logo antes do início da entrevista – ao mascar um chiclete você está sinalizando para o seu estômago que comida está por vir, sendo que o corpo humano entende que quando há comida, não existe nenhum risco imediato e isso faz com que você relaxe. Só lembre-se de jogar o chiclete antes da entrevista!

Vista-se bem

Ir a uma entrevista bem arrumado é importante não apenas porque causa uma boa impressão no empregador em potencial, mas também porque ajuda você a ficar mais confiante. Sem dúvida, quando nos arrumamos e colocamos uma roupa que nos faça sentir bem, a sensação de bem-estar é instintiva. Procure estar bem vestido, com uma roupa pouco chamativa, de boa qualidade e de preferência confortável também. Nada de sapatos apertados!

Chegue com antecedência

Procure chegar o local da entrevista com pelo menos 15 minutos de antecedência. Isso irá mostrar que você é organizado e comprometido e lhe dará a oportunidade de se acalmar antes de começar a entrevista.

Não utilize o celular

Quando você estiver em uma entrevista, o seu celular deve estar desligado, guardado e você não deve visualiza-lo em hipótese alguma. O seu entrevistador merece a sua atenção integral nesse momento.

Cuidado com a postura

Alguns pesquisadores afirmam que mais da metade daquilo que dizemos é feito de forma inconsciente, por meio da linguagem corporal. Ao participar de uma entrevista, portanto, é importante que você tome cuidado com a postura, tente se manter sempre ereto e aprumado na cadeira.

Pesquise e estude

Se você quer ser bem sucedido em uma entrevista de emprego é altamente recomendável que você comece a pesquisar a respeito da empresa com antecedência e que estude muito bem os seus pormenores, como por exemplo, sua origem, mercado em que atua, missão, visão e valores, posicionamento, portfólio de produtos, competidores em potencial, presença midiática, dentre outras.

Escute mais, fale menos

Parece contraditório dizer que o importante em uma entrevista é escutar e não falar, não é verdade? Pois saiba que isso é exatamente o que você deve fazer, já que prestando muita atenção e ouvindo com calma o que o seu entrevistador está dizendo existe menos chance de que você dê algum fora. Tome cuidado apenas para não ficar mudo durante toda a entrevista e parecer um profissional omisso.

Não tenha medo de suas falhas

Muitas pessoas, ao fazer uma entrevista, caem no erro de achar que elas precisam parecer perfeitas para o seu empregador. O que elas não pensam, no entanto, é que ninguém é perfeito e que aquele que está contratando sabe muito bem disso. Se você já errou, participando de alguma campanha ou projeto que não foi bem sucedido, portanto, não tente esconder isso. Procure tratar do assunto com naturalidade e mostrar que você entende o que foi que levou ao erro e que você aprendeu muito com isso. Ao mostrar que você é humano, existem mais chances de que o entrevistador se identifique com você.

 

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>