Dicas para resolver problemas de maneira colaborativa

Como resolver problemas de maneira colaborativaPara que uma empresa funcione corretamente é necessário que todos os processos estejam bem estruturados, para que os funcionários entreguem produtos e serviços de alta qualidade, gerando clientes satisfeitos e fidelizados. Este é o melhor caminho para um negócio de sucesso.

No entanto, como somos todos seres humanos, estamos sujeitos à falhas e uma série de obstáculos no caminho. Problemas poderão, em algum momento, atrapalhar o funcionamento ideal da empresa. Neste caso, é importante saber como resolver estes problemas de maneira colaborativa. Confira as dicas:

1. Para quem a solução é destinada?

O primeiro passo é identificar o que a empresa precisa resolver, além disso, é muito importante saber para quem esta solução é destinada. É uma solução que interfere no processo da empresa como um todo? Ou trata-se de um problema pontual, de um departamento específico? É uma solução para um cliente em específico ou para todos os clientes?

Este tipo de análise ajudará a criar prioridades para resolução dos problemas.

2. Resolva os problemas por partes

Para resolver um problema, a empresa deve tentar achar a resolução internamente, com colaboradores da própria empresa; depois, com pessoas e parceiros externos, muitas vezes sendo necessário contratar uma consultoria.

3. Diversidade de opiniões

A diversidade de opiniões e de colaboradores é fundamental para encontrar saídas criativas, pois olhando de diversos pontos de vista, é possível chegar a um consenso e propor algo que seja benéfico para todos.

4. Funcionários criativos

A maioria dos negócios, atualmente, está engessada em processos racionais, longe de abstrações. Permitir que os funcionários estejam em uma zona criativa é muito importante para adquirir soluções inteligentes.

Para conseguir boas soluções e alcançar excelentes resultados, as empresas devem investir no verdadeiro talento de cada funcionário, reconhecendo os esforços de cada um.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>