Dicas para organizar seu escritório em casa

organizar o escritorio em casa

O estresse advindo da falta de equilíbrio e organização da vida pessoal e profissional, pode ser um fator relevante no desenvolvimento de problemas de saúde, porém pode ser controlado, passo a passo, e por fim, eliminado, através de um sistema organizacional apropriado.

Você já pensou em ter o próprio escritório em casa? Segundo especialistas, gerenciar o tempo é a chave para o sucesso no negócio em casa. Trabalhar em casa não quer dizer que você terá de abrir mão de um ambiente de trabalho profissional e produtivo. De fato, é um grande desafio, porém com um pouco de paciência, planejamento, organização e criatividade, é possível equilibrar ambos os lados.

Passo a passo para organizar seu escritório em casa

1. Determine o local: É importante dispor de um local adequado que sirva, exclusivamente, às necessidades profissionais. Não seria uma boa ideia usar a mesa da cozinha, ou o sofá da sala, ou até mesmo, a escrivaninha dos filhos. Cada assunto em seu lugar. Selecione um lugar fora do alcance de passantes, que não seja afetado por ruídos ou outras fontes que sejam inconvenientes ao trabalho. Adquira uma mesa adequada, que possa ser usada, unicamente, para fins profissionais;

2. Ergonomia: É importante se certificar de que tudo esteja ergonomicamente adequado para você, pois conforto é um dos quesitos chave para a motivação e proficiência do profissional. Cadeiras que fazem suas pernas ficarem dormentes? Ou talvez uma mesa que não tenha espaço necessário? Nem pensar! Avalie seu espaço de trabalho e projete-o a fim de garantir o conforto e todos os aspectos ergonômicos necessários. Adquira uma cadeira adequada que possua todos os ajustes necessários para proporcionar conforto e bem-estar;

3. Elimine o supérfluo: A desordem é, sempre, um problema que pode implicar a desmotivação do profissional, afinal, um escritório bem organizado, vale por dois. Objetos que não possuem utilidade e que não têm relação com o trabalho, devem ser retirados, como por exemplo: peças de roupa; livros que não possuem relação com o trabalho; papéis e caixas desnecessários; brinquedos etc. Discipline-se. Defina, com cautela, o que você realmente precisa e o que você não precisa. De fato, você pode selecionar alguns objetos decorativos que o inspiram e o motivam, porém, dosando uma quantidade adequada;

4. Crie uma rede wireless: Após a organização ter sido realizada, atente-se aos cabos e fios em excesso ao redor. Teclados e mouses wireless são uma ótima opção para deixar o espaço livre e permitir uma melhor movimentação. Invista. Mantenha a impressora fora de sua mesa de trabalho, optando por uma mesa menor e adequada. Todo espaço extra é essencial;

5. Iluminação: Certifique-se que a iluminação esteja adequada para ajudá-lo a desempenhar melhor todas as atividades no decorrer do dia. Caso você esteja em um ambiente que disponha de uma quantidade menor de luz, como porões, opte por uma quantidade suficiente de lâmpadas para iluminar o espaço de trabalho e ajudá-lo a sentir que a luz é mais natural. Uma boa iluminação garante que você digite, navegue, leia, costure, crie e desempenhe todas as atividades com maior eficiência;

6. Prateleiras para armazenar livros: Caso você utilize livros em seu trabalho, é importante dispor de um local adequado para mantê-los organizados. Prateleiras são uma ótima opção para fornecer o espaço necessário para organizá-los e tornar fácil o seu acesso. Em hipótese alguma, deixe-os amontoados.

7. Mantenha tudo em ordem ao final do dia: Ao terminar a jornada de trabalho, tire alguns minutos para uma pequena arrumação. Arquive os papéis, devolva os livros para a prateleira, certifique-se de que o ambiente e os móveis estejam devidamente limpos, coloque as canetas e marcadores em seus devidos lugares, etc. Faça uma transição útil do seu dia a dia e garanta que seu escritório seja um lugar agradável e motivacional.

Siga as dicas passo a passo e concilie melhor a vida pessoal com a vida profissional, mantendo um equilíbrio entre ambas e otimizando o seu tempo. Facilite! 

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