Desmotivação profissional: qual a origem?

Desmotivação profissionalA desmotivação profissional é um dos principais fatores que impedem o crescimento de um profissional dentro de uma organização. Com isto, vem a estagnação profissional, fazendo com que o profissional não consiga mais sair do lugar. Mas de onde vem esta desmotivação?

Identifique a fonte da desmotivação

É importante identificar onde está a origem deste problema, pois existem profissionais descontentes com a empresa, e outros, com a carreira em geral. Por esta razão, antes de pensar que está frustrado com a carreira, identifique a fonte da desmotivação, pois pode ser consequência da empresa em que você está atuando.

Analise a relação com seu chefe e com os demais colegas de trabalho, pois o líder pode ter forte influência na desmotivação, dependendo da forma com que atua com seus colaboradores.

Com os colegas de trabalho não é diferente, pois se não há uma relação profissional saudável entre os colegas, isso acarretará desmotivação.

Plano de carreira e reconhecimento

Outro possível motivo para a frustração profissional depende das oportunidades de carreira que você tem dentro de uma empresa, bem como o reconhecimento como profissional.

Caso você perceba que a empresa em que está atualmente não atenderá suas expectativas na carreira, sem oportunidades de crescimento, provavelmente não vai demorar para que você fique frustado.

A remuneração, por exemplo, caso não esteja de acordo com sua função, pode afetar diretamente sua motivação.

Embora estes pontos afetem a motivação, não significa que a sua carreira, necessariamente, seja um problema para você. A insatisfação pode estar ocorrendo na empresa em que você trabalha.

O importante é você identificar o seu propósito como profissional. Quais são seus objetivos na carreira? Será que também não está na hora de você fazer uma reciclagem profissional? Se atualizar fazendo cursos e ampliando sua visão?

Pratique o autoconhecimento e se questione. É a melhor maneira de entender a origem da insatisfação e traçar um plano para vencê-la.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>