Como evitar doenças ocupacionais em seus funcionários

Como evitar doenças ocupacionais em seus funcionários

As doenças ocupacionais são um agravante cada vez mais comum em ambientes de trabalho. O conceito abrange distúrbios variados, de lesões físicas como acidentes químicos, quedas, queimaduras e cortes até complicações psicológicas, como estresse e mal-estar.

As principais causas devem-se a: postura incorreta, trabalho excessivo, levantamento inadequado de peso, movimentos repetitivos, situações de estresse elevado e continuado, dentre outros.

Como evitar? É de grande importância que se tenha um manual de normas de segurança referente ao ambiente de trabalho em questão, manual este acompanhado de um amplo canal de comunicação e alertando o funcionário sobre as importâncias de seguir tais normas.

Por isso, a empresa deve se preocupar em usar todos os seus canais de comunicação com o trabalhador para preveni-lo de futuras complicações. Isso possibilitará orientá-lo desde o uso correto e seguro dos equipamentos até a postura adequada para o ambiente laboral.

É função da empresa orientar os funcionários a ficarem atentos ao próprio corpo. Os principais sinais de alerta são sintomas como inchaço, formigamento dos pés e das mãos, sensação de choque nas mãos, dor e perda dos movimentos das mãos.

Estar atento a conceitos ergonômicos é extremamente importante, estimulando práticas diárias de exercícios específicos e oferecendo móveis adequados. É indispensável que haja horários programados de descanso entre as ocupações do dia e não delegar tarefas nas quais os colaboradores sejam submetidos a uma mesma atividade em tempo integral.

A Desky, a empresa do escritório inteligente, atende muito bem às demandas do mercado em que atua por conhecê-lo intimamente. Possui uma variada gama de móveis atentos às exigências ergonômicas, prevenindo, assim, problemas gerados por desconforto e postura. Além disso, o design e a estética de seus produtos são garantia de um ambiente agradável de trabalho.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>