Como dar um feedback negativo para seus funcionários

feedback
O empreendedor não é aquele que apenas distribui as tarefas dos funcionários e gerencia o financeiro da empresa, cabe ao profissional zelar pelo rendimento de sua equipe e avaliar os avanços e as dificuldades de todos os colaboradores.

Um método encontrado pelas empresas para acompanhar o desempenho da equipe é a realização frequente de feedback, o procedimento tem como objetivo analisar a atuação de um funcionário durante um determinado período e auxiliar no rendimento do profissional e de toda a empresa. Os comentários de feedback, muitas vezes, são feitos online, em conversas com gestores, psicólogos e demais profissionais conforme cultura de cada empresa.

Feedback negativo

O feedback ajuda ao empreendedor a detectar aonde o funcionário está falhando, diante disso, um resultado negativo, tende a ajudar o crescimento profissional do colaborador. Uma maneira de anunciar o feedback negativo é apresentar ao colaborador medidas para melhorar e exemplos que possam tornar as estratégias positivas. No entanto, esse contato deve ser objetivo e não envolver superioridade, por parte do empreendedor, caso ele realmente queira motivar o funcionário.

Dentre os segmentos que investem em feedbacks frequentes, estão as empresas de telemarketing e cobrança. Nestes setores, o atendente deve seguir um roteiro para falar com o cliente ou devedor, diante disso, são estabelecidos testes de forma que verifique se o regimento interno está sendo seguido pelos operadores.

Conversa em particular

No entanto, o retorno negativo de um feedback deve ser individual, o empreendedor deve destacar os pontos positivos e estabelecer melhorias. Comparações com demais colaboradores podem causar constrangimento e, eventualmente desavenças no local de trabalho.

Ao anunciar um feedback negativo, o profissional deve ser claro e apresentar ações que possam agregar ao trabalhado do empregado. Após informar o resultado do feedback, o empreendedor pode questionar ao funcionário, quais as principais dificuldades deles, se está motivado com o trabalho e o que ele acha que pode aprimorar. Depois de passar o feedback, o gestor necessita acompanhar as atitudes do profissional para detectar as mudanças de comportamento, incentivo e rendimento imediato.

Lista de desempenho dos funcionários

Empresas que trabalham com metas, normalmente expõem um quadro com o desempenho mensal dos funcionários e promove um contato direto com aqueles que tiveram um rendimento inferior. A exposição aos demais pode soar como um feedback negativo, diante disso, o gestor deve acompanhar cada profissional para que se avalie como vem sendo o procedimento de trabalho e dificuldades do funcionário. Em caso de setores que estabelecem uma competição entre os colabores é ideal verificar as técnicas e métodos utilizados, principalmente, por aqueles que possuem mais desvantagens.

Importância do feedback

A realização do feedback deve ser adotada por empresas de todos os setores, seja da linha de produção, industrial, comercial, dentre outros. Dessa forma, o gestor consegue avaliar todo o rendimento de sua equipe e consequentemente conquistar resultados mais satisfatórios.

O feedback é de fundamental importância para um ambiente corporativo próspero e profissional. E o ambiente de trabalho pode e muito ser melhorado com um bom projeto de mobiliário corporativo.

Fale com a Desky para obter um projeto inteligente para seu escritório!

Comente pelo Facebook

Comentários

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>